DICAS PET

DEFICIÊNCIA VITAMÍNICA EM CÃES E GATOS
A deficiência vitamínica é caracterizada pela falta de determinada vitamina na quantidade necessária para desempenhar sua função fisiológica normal.

Fases críticas como o nascimento, crescimento, reprodução, senilidade e doenças, aumentam as necessidades por nutrientes, entre eles as vitaminas. Animais que passam por longos períodos de anorexia, por exemplo, sofrem com a diminuição de suas reservas vitamínicas, sendo necessário assim, a suplementação das mesmas.

Por esse motivo, a suplementação vitamínica, principalmente para animais que se encontram nas fases críticas citadas acima, pode ser muitas vezes vital. Deficiências de vitaminas podem levar à diminuição da imunidade, tornando o animal mais susceptível a contrair doenças, por exemplo. Portanto, suplementar seu cãozinho ou gatinho não é nenhum exagero, e sim, um ato de amor e cuidado.

Práticas alimentares inadequadas também podem levar ser vilãs. Se você oferece comida natural para o seu pet, é aconselhável acompanhar de perto se as necessidades vitamínicas dele estão sendo supridas. Pets que comem ração industrializada também devem ser acompanhados de perto, principalmente se os mesmos se encontram em alguma fase crítica da vida, como citado anteriormente.

Lembre-se que as necessidades vitamínicas são diferentes para cada animal. Portanto, converse com o médico veterinário de sua confiança sobre a possibilidade de oferecer uma suplementação completa, de acordo com as atuais necessidades do seu pet.


Publicado em: 17 de Julho de 2018
Por : Simone Amitay Tencer - Médica Veterinária
< VOLTAR
Avenida Dom João VI, 500 • Distrito Industrial • Pindamonhangaba • SP
2016 © MUNDO ANIMAL.
Desenvolvido por: Impulsa