DICAS PET

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA GATOS DOMÉSTICOS
O aumento do número de gatos como animais de companhia é um fenômeno mundial. Também, quem consegue resistir ao encanto desses bichanos? Mas antes de levar um para sua casa, é importante compreender as necessidades básicas desses animais, afim de proporcionar um melhor bem-estar para eles e um melhor convívio conosco.

Um animal em perfeito bem-estar deve estar livre de fome e sede, livre de desconforto, livre de dor, de medo e estresse, injúrias e doenças, além de ter liberdade para expressar seus comportamentos naturais. Será que conseguimos proporcionar tudo isso para os nossos gatos?

O enriquecimento ambiental exige dedicação e consiste na adição de um ou mais elementos a um ambiente relativamente pobre, de forma a melhorar o bem-estar físico e psicológico dos animais que ali habitam. Gatos que vivem em condições pobres de bem-estar podem apresentar alterações de comportamentos naturais, além de prejudicar seu desenvolvimento e até mesmo causar possíveis doenças.

O ambiente físico é um fator crítico para o bem-estar animal. Na natureza, os gatos têm a oportunidade de escalar, pular, procurar conforto em locais elevados e seguros. Em ambientes fechados e restritos, precisamos usar e abusar da nossa imaginação para proporcioná-los situações semelhantes às citadas acima.

A implantação de prateleiras, de preferência em locais silenciosos, é uma boa e simples opção. Além de estimular a prática de exercícios físicos, proporcionam aos felinos uma oportunidade de descanso e observação com segurança. A utilização de caixas também é interessante, auxiliando na diversificação do espaço e oferecendo um local para o animal brincar, descansar e se esconder.

A adição de arranhadores possibilita que o animal mantenha as unhas aparadas e marque território (comportamentos esses observados na natureza), evitando que os móveis da casa sejam utilizados para esse fim. Se mesmo assim o bichano não se interessar pelo arranhador, é só fazer o uso daquela famosa ervinha (não é a que você está pensando) dos gatos, a Catnip. É uma erva natural, que atrai e estimula os felinos. É só colocar um pouquinho dela no arranhador, o que fará o seu bichano esquecer de vez o lindo estofado do seu sofá.

E a alimentação do seu gato? Será que favorece o seu comportamento alimentar natural? Os gatos de vida livre obtêm o alimento em pequenas quantidades ao longo do dia. Por isso, é interessante espalhar potes de comida com pequenas quantidades de ração pela casa. Potes de água também podem ser espalhados no ambiente e, de preferência, deixados longe dos potes de comida. Isso porque na natureza, os gatos caçam e buscam água em momentos diferentes; portanto, a presença de água perto dos recipientes de comida pode fazer com que a ingiram menores quantidades. O número de comedouros e bebedouros adequado em um ambiente é igual ao número de gatos mais um.

O enriquecimento ambiental de felinos resulta em redução de estresse, melhoria do bem-estar, do estado físico e na interação com os outros indivíduos da casa. Que tal tentar aí na sua casa também?
Por : Simone Amitay - Médica Veterinária
< VOLTAR
Avenida Dom João VI, 500 • Distrito Industrial • Pindamonhangaba • SP
2016 © MUNDO ANIMAL.
Desenvolvido por: Impulsa